Oiii minhas lindezas, como vocês estão nesta sexta feira?
Sexta feira, todo mundo já sabe que é dia de saúde da mulher aqui no blog né? então... hoje vou falar de um problema muito comum entre nós mulheres que é a Sindrome dos Ovários Policísticos.
O que é isso?
A síndrome do ovário policístico (SOP), também conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal é a endocrinopatia mais comum entre as mulheres caracterizada por oligomenorréia (ciclos menstruais irregulares e infrequentes) ou amenorréia (ausência da menstruação), sinais clínicos ou bioquímicos de hiperandrogenia (excesso de hormonios masculinos) e ovários policísticos.
Sintomas
Os sintomas mais característicos são amenorréia (ausência da menstruação) ou oligomenorréia (ciclos menstruais irregulares e infrequentes), hirsutismo (crescimento excessivo de pêlos terminais na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina), acne, obesidade, dificuldades para engravidar, acantose nigricans ( escurecimento da pele), calvície androgênica, hipertensão arterial e resistência a insulina.
Diagnóstico
O médico analisará os sintomas apresentados, descartará doenças que tenham sintomas parecidos como a hiperprolactinemia (aumento da prolactina) e as alterações da glândula supra-renal. E finalmente pedirá exames de imagem para confirmação.
Tratamento
As formas de tratamento devem ser analisadas caso a caso, de acordo com os sintomas da paciente. Muitas delas são de efeito mais estético que terapêutico, já que a síndrome não tem cura. Alguns sintomas também podem ser tratados como doenças isoladas (acne, ou hirsutismo, por exemplo).
Os tratamentos mais comuns são:
- exercícios físicos regulares
- Dieta de emagrecimento ou para diabéticas
- uso de pílula anticoncepcional específica para a síndrome, que atua também nos problemas de acne e hirsutismo, além de regular o excesso de testosterona.
- uso de estimulantes da menstruação
- caso a paciente deseje engravidar, uso de medicamentos para reverter a infertilidade

Muito informativo esse post! Parabéns! Bjinhus e tenha um lindo fds!
ResponderExcluirOi flor! Eu já tive ovário policístico. Sofria horrores com cólicas, curei com anticoncepcional! Ainda bem que nunca mais voltou!
ResponderExcluirGostei muito do seu post!!
Bjoquinhas!
É muito importante que as mulheres saibam mais sobre isso!
ResponderExcluirÓtimo final de semana pra vc!
Bjkss
Dani
Adorei!
ResponderExcluirFIque bem e otimo fds
beijops
Muito interessante! muito mesmo!
ResponderExcluirBjs
Joana Campos
poxa.. nem gosto de lembrar.. sofro e muito com essa sindrome :(, pior eh pensar que posso nao ter filhos pela gravidade do meu caso :S
ResponderExcluirvamos deixar esse assunto de lado.. tenho algo super legal pra dizer...
ta rolando um sorteio la no blog...
Uma parceria com o Diario onLine.
Corre lá...
Você não pode perder né!!!
Bjinsss Linda!!!
http://aislinalana.blogspot.com/
Informar é super legal! Gostei muito .
ResponderExcluirbeijocas,
Mari.
Eu ja tive SOP, mas sumiram...
ResponderExcluirAté engravidei, mas tive um aborto com 7 semanas, não sei se foi porque ja tive isso...
QUERIA SABER TUDO SOBRE A INSIMINAÇÃO ARTIFICIAL, COM A DOAÇÃO DOS OVULOS E DOS ESPERMATOZOIDES! SE PPUDER ME EXPLICAR E PQ MEU ESPOSO E VAZEQUITOMIZADO E MEU OVÁRIO E POLICISTICO, ENTÃO EU AXO QUE A MELHOR FORMA DA GENTE TER UM BEBE SERIA ASSIM. BEIJOCAS E BOA SEMANA
ResponderExcluir